Equipa
A equipa de investigação afeta ao projeto TheoFrameAccountability é composta por membros originários das várias entidades copromotoras. Esta equipa é coesa, motivada, multidisciplinar e está focada em atingir plenamente todos os resultados esperados.
/// Augusta Ferreira
Investigadora Responsável /// Universidade de Aveiro
Augusta Ferreira é doutorada em Contabilidade pelas Universidades de Aveiro e do Minho, com especialização em Contabilidade Pública.
É professora adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro e tem vindo a lecionar disciplinas, bem como a orientar dissertações de mestrado e teses de doutoramento no âmbito da Área Científica de Contabilidade.
Tem desenvolvido vários cargos de gestão, nomeadamente: conselho pedagógico, assembleia de representantes, conselho científico, comissão executiva, direção de curso de mestrado e comissão científica de doutoramento.
É membro integrado do centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e tem desenvolvido investigação, entre outras áreas, em contabilidade pública, sistemas de informação contabilísticos, divulgação da informação financeira, transparência e accountability nas instituições públicas.
Publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais assim como apresentou diversas comunicações em congressos, também, nacionais e internacionais.
/// Rui Marques
Co-Investigador Responsável /// Universidade de Aveiro
Rui Pedro Marques é Doutorado em Informática pelas universidades do Minho, Aveiro e Porto, Mestre (pré-bolonha), pela Universidade de Aveiro, em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, com especialização em Redes de Comunicação e em Sistemas de Informação, e Licenciado na mesma área também pela Universidade de Aveiro.
É Professor Adjunto no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, na área científica de Informática.
É investigador no Centro Algoritmi, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e no CID – Centro de Investigação e Desenvolvimento, do ISCA-UA. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a conceção, desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Informação em contexto organizacional.
/// Alberto Costa
Investigador /// Universidade de Aveiro
Alberto Costa é doutorado em Contabilidade pelo programa doutoral conjunto entre a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho, mestre em Ciências Empresariais (com especialização em Contabilidade) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e licenciado em Contabilidade e Auditoria pelo ISCA-UA.
É Professor Adjunto no ISCA-UA, onde dá aulas desde 2004, Diretor do Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão e membro efetivo integrado do GOVCOPP (Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, da Universidade de Aveiro), no grupo de Sistemas de Apoio à Decisão.
Anteriormente, foi Professor no ISCAC e Professor no Ensino Secundário. No ISCA-UA, tem lecionado unidades curriculares no âmbito da Área Científica de Contabilidade, com relevância para a subárea da Contabilidade Financeira, Contabilidade de Gestão e, em particular, a unidade curricular de Ética e Deontologia.
É Professor/Orientador no Programa Doutoral em Contabilidade da Universidade de Aveiro (DEGEIT) e desenvolve investigação na área da Contabilidade Financeira e, particularmente, na área da Ética e Deontologia. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais.
É membro do GRUDIS – Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade, desde 2006 e Contabilista Certificado desde 1997.
/// Ana Maria Bandeira
Investigadora /// Instituto Politécnico do Porto
É doutorada em Contabilidade e Economia Financeira, licenciada e mestre em Contabilidade e Administração. Professora no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Politécnico do Porto (ISCAP.PP), desde 1999, onde tem leccionado diversas unidades curriculares da área científica da Contabilidade Financeira, bem como Evolução do Pensamento Contabilístico, Ética e Deontologia e Metodologias de Investigação.
É Vice-Presidente do ISCAP.IPP e diretora da Licenciatura em Contabilidade e Administração. É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística em representação da Cooperativa António Sérgio.
É membro do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP) e do centro de Estudos da População, Economia e Sociedade e do Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas (CEPESE) da Universidade do Porto onde investiga sobre a Economia Social e história da Contabilidade. Faz parte do Conselho Editorial da revista Contabilidade & Gestão da Ordem do Contabilistas Certificados e é editora da revista E3 – Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP.
Tem diversos artigos publicados em revistas científicas indexadas, capítulos em livros e um livro. Tem ainda artigos em publicações periódicas e apresentações realizadas em congressos nacionais e internacionais.
/// Carlos Santos
Investigador /// Universidade de Aveiro
Carlos Santos, doutorado em Engenharia Informática e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Tem vindo a lecionar várias disciplinas no âmbito da Área Científica de Informática.
Para além da atividade letiva tem exercido vários Cargos de Gestão: Assembleia de Representantes; Conselho Diretivo; Conselho Administrativo; Conselho Científico; Conselho Pedagógico; Conselho de Escola; coordenador da Área Científica de Informática.
É membro integrado do centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA e tem desenvolvido atividades de investigação com foco na área da Auditoria de Sistemas de Informação Organizacionais e da Divulgação da Informação Financeira com recurso às novas tecnologias da informação e comunicação, tendo apresentado diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e publicado diversos artigos científicos.
/// Cristina Góis
Investigadora /// Instituto Politécnico de Coimbra
Professora Coordenadora do ISCAC_Coimbra Business School.
Doutora em Contabilidade pela Universidad da Extremadura (Espanha).
Mestre em Contabilidade e Finanças Empresariais.
Diretora da Licenciatura em Contabilidade e Auditoria.
Coordenadora da Pós-Graduação em Contabilidade e Fiscalidade Empresarial.
Professora Convidada na Università Degli Stydi Del Piemonte Orientale (Novara, Itália). Professora Convidada na Saint-Petersburg State University of Engineering and Economics (ENGECON) ( S. Peterburgo, Rússia). Professora Convidada no Master en Economia de l’Empresa, Integració Econòmica Europea i Direcció d’Empreses na Facultat de Ciències Econòmiques i Empresarials ( Universitat de Girona, Girona, Espanha).
Tópicos de investigação: Governo das sociedades; Normalização contabilística internacional; Relato integrado; Responsabilidade social empresarial
/// Denise Pereira Curi
Investigadora /// Universidade de Aveiro
Denise Curi, doutorado em Engenharia de Produção para Universidade de São Paulo, com equivalência em Doutorado em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Tem vindo a lecionar várias disciplinas no âmbito da Área Científica de Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Estratégias Empresariais. Foi professora no Centro Paula Souza – Fatec Barueri, e Professora Adjunta na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde exerceu o cargo de Coordenadora da Agência Mackenzie de Sustentabilidade (AMS).
Para além da atividade letiva exerceu, durante 25 anos, vários Cargos de Gestão em grandes empresas, das quais se destacam: Rhodia SA, Sharp Indústria e Comércio, Banco Real, nas áreas de: Controladoria, Gestão Estratégica e Sustentabilidade. Na Rhodia trabalhou na introdução da reciclagem do PET no Brasil, divulgando as melhores práticas de reciclagem de PET no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, junto à órgãos governamentais, associações de classe e escolas.
Líder de projetos de pesquisa no Brasil sobre inovações sustentáveis com fomento do CNPQ e Mackpesquisa. Organizadora do Livro Gestão Ambiental pela Editora Pearson e autora de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no Exterior, sobre os temas Sustentabilidade, Empreendedorismo Social e Educação para a Sustentabilidade.
/// Deolinda Meira
Investigadora /// Instituto Politécnico do Porto
Licenciada, mestre de Doutora em Direito, com uma tese subordinada ao tema “O regime económico das cooperativas em Portugal. O capital social”.
Professora Adjunta de Direito Comercial no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto. Centra a sua investigação no regime jurídico das cooperativas e da economia social, sendo autora de comunicações científicas, monografias, capítulos de livros e artigos sobre estas temáticas.
É Diretora Adjunta da Revista Cooperativismo e Economia Social da Universidade de Vigo.
Membro investigador do CEOS.PP (Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto), no âmbito do qual coordena a linha de investigação sobre economia social, do SGECOL - Study Group on European Cooperative Law e do IBECOOP – Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo.
Membro associado da ADSR - Associação Direito das Sociedades em Revista, do CIRIEC Portugal, da Asociación Internacional de Derecho Cooperativo e da Asociación Iberoamericana de Derecho Cooperativo, Mutual y de la Economía Social y Solidaria.
Membro das comissões científicas do CIRIEC Internacional, da CIRIEC España - Revista Jurídica de Economía Publica, Social y Cooperativa, do Boletín de la Asociación Internacional de Derecho Cooperativo, da revista International Journal of Cooperative Law; do Conselho Editorial da Revista Jurídica Luso-Brasileira (RJLB) e do Comité de Arbitragem Científica da Revista Jurídica Portucalense/Portucalense Law Journal.
Avaliadora de artigos em revistas da especialidade.
Membro da Comissão Redatorial de Revisão da Legislação Cooperativa, integrada no Grupo de Trabalho para a Reforma da Legislação da Economia Social, criada no âmbito do CNES (Conselho Nacional para a Economia Social)
Coautora do Relatório relativo a Portugal no âmbito da iniciativa lançada pela Comissão Europeia «Social Business Initiative: Member State Legal and Regulatory Profile. A map of legal and regulatory systems, which apply to social enterprise in Europe».
Coautora da obra Principles of European Cooperative Law (PECOL), [com Antonio Fici, Gemma Fajardo, Hagen Henrÿ, David Hiez, Hans Münkner e Ian Snaith]. Este estudo foi publicado em setembro de 2017, por Intersentia, Cambridge, e compreende os Princípios do Direito Cooperativo Europeu, o comentário de cada um deles, bem como os relatórios sobre o direito cooperativo aplicável em cada um dos países objeto de estudo. http://intersentia.com/en/principles-of-european-cooperative-law.html.
Vencedora (conjuntamente com Maria Elisabete Ramos) do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2015, na categoria de Estudos e Investigação, pelo estudo «Governação e regime económico das cooperativas. Estado da Arte e linhas de reforma» (2016).
Em 9 de maio de 2017, recebeu, no Brasil, a medalha «Diva Benevides Pinho- Mérito Académico do Cooperativismo», como reconhecimento pelo trabalho de investigação que tem vindo a desenvolver no âmbito do Direito Cooperativo.
/// Graça Azevedo
Investigadora /// Universidade de Aveiro
Graça Azevedo, é doutorada em Gestão com Especialidade em Contabilidade pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE. É Professora Coordenadora no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro e leciona unidades curriculares na área da Contabilidade Financeira.
É autora de vários livros e artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. É membro do Editorial Board da revista Accounting and Finance Research e membro do Scientific Board do Academic Journal of Economic Studies.
Desenvolve investigação na área da Divulgação da Informação Financeira, Impression Management e Normalização Contabilística.
/// Helena Inácio
Investigadora /// Universidade de Aveiro
Helena Coelho Inácio é doutorada em Contabilidade e Organização de Empresas com especialização em auditoria pela Universidade Autónoma de Madrid (2008).
É professora adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro desde 1988. Tem lecionado sempre unidades curriculares da área de Contabilidade nomeadamente, nestes últimos anos, na área de auditoria e nos três ciclos de estudo (licenciatura, mestrado e doutoramento).
Tem desempenhado vários cargos de gestão, nomeadamente é membro do Conselho Científico da UA, do Conselho de Escola do ISCA-UA, foi Diretora da Licenciatura em Contabilidade e subdiretora do Mestrado em Contabilidade
É membro integrado do centro de investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro e tem desenvolvido investigação em auditoria abrangendo as ligações desta com outras áreas, nomeadamente governo das sociedades e tecnologias da informação.
Publicou um livro de Controlo Interno de caráter académico, tem diversas comunicações em congressos e publicações em revistas nacionais e internacionais predominantemente na área de auditoria.
/// Helena Mendes
Colaboradora /// Universidade de Aveiro
Helena Mendes, Mestre em Contabilidade e Administração Pública pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA).
Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).
Coautora de várias publicações quer nacionais, quer internacionais nomeadamente Revista "Contabilista" (OCC), Revista "Estudos do ISCA" (ISCA-UA), do artigo no livro: "Global Perspecives on Risk Management and Accounting in the Public Sector", artigos relacionados com a divulgação da informação financeira das Autarquias Locais (AL) e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s)
/// Mafalda Jesus
Colaboradora /// Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
Mafalda Jesus, licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, integra, desde 2015, o Departamento Técnico da CNIS. Ao longo do seu percurso profissional, desenvolveu funções enquanto consultora, formadora e auditora interna (certificada) de sistemas de gestão e gestão de pessoas, com, nomeadamente, mais de 10 anos de experiência ao nível das organizações do setor social e solidário (integrando, entre outros, projetos desenvolvidos pela Conferência Episcopal Portuguesa, Cáritas Portuguesa, CNIS e Universidade Católica).
Coordenou, durante 3 anos, a delegação norte do Departamento de formação do Grupo SGS Portugal, assumindo, nomeadamente, a coordenação de diversos cursos de certificação de auditores (IRCA) e pós-graduações desenvolvidas em parceria com estabelecimentos de ensino superior. No Grupo SGS Portugal foi ainda responsável pela organização e gestão de eventos e pela dinamização, na região norte, do projeto de responsabilidade social desta multinacional.
/// Maria Brízida Tomé
Investigadora /// Instituto Politécnico do Porto
Maria Brízida Tomé é licenciada em Administração de Empresas pelo ISAG-International Business School e Mestre em Finanças e Contabilidade pelo ISCAP – Instituto Politécnico do Porto.
Trabalhou durante 38 anos como Diretora de Compras e de Internacionalização em diversas empresas multinacionais. Pertence aos órgãos sociais de uma IPSS local, tendo inicialmente desempenhando funções de vogal do Conselho Fiscal e actualmente de Tesoureira.
Investigadora em Economia Social, foi membro colaborador do CECEJ.PP – Centro de Estudos de Ciências Empresariais e Jurídicas durante alguns anos, anterior ao CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto. Publicou diversos estudos e capítulos de livros, focados sobretudo em Economia Social e Responsabilidade Social Empresarial, tendo participado em diversos seminários temáticos e conferências nacionais e internacionais.
/// Maria Goreti Teixeira
Colaboradora /// Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
Maria Goreti Teixeira, licenciada em gestão de PME pelo Instituto Superior da Maia, com bacharelato em gestão de empresas e especialização em eficiência empresarial e consultadoria fiscal, é desde 2009, assessora da direção da CNIS para as áreas financeira e fiscal, onde já exerceu funções de tesoureira e coordenadora de formação. Formadora, contabilista certificada e consultora fiscal e de projetos, é administradora executiva da Fundação Filos, diretora de serviços do Centro Social da Paróquia da Areosa e integra os corpos sociais de diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Com um vasto conhecimento e experiência na organização e funcionamento das organizações da economia solidária, é ainda sócia gerente de uma PME de assessoria fiscal e contabilística, cooperação, logística e desenvolvimento e criação de projetos empresariais.
/// Patrícia Monteiro
Investigadora /// Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
Patrícia Monteiro, licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, integra, desde 2015, o Departamento Técnico da CNIS. Ao longo do seu percurso profissional, desenvolveu funções enquanto consultora, formadora e auditora externa (certificada) de sistemas de gestão, com mais de 10 anos de experiência ao nível das organizações do setor social e solidário (integrando, entre outros, projetos desenvolvidos pela Conferência Episcopal Portuguesa, Cáritas Portuguesa, CNIS e Universidade Católica).
Foi Técnica de Certificação das Respostas Sociais na SGS ICS e ainda responsável pela gestão de conteúdos (nomeadamente elaboração do Caderno Temático “Roteiro para a responsabilidade social rumo à sustentabilidade”), organização e gestão de eventos no Departamento de Comunicação & Imagem do Grupo SGS Portugal.
/// Rúben Duarte
Bolseiro de Investigação /// Universidade de Aveiro
Rúben Duarte é licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação (2014), e Mestre em Comunicação e Multimédia (2016), ambos pela Universidade de Aveiro. Na sua dissertação de Mestrado, desenvolveu um modelo de dashboard para apresentação de informação aos cidadãos, aplicado ao contexto de Águeda, de onde é natural. Atualmente está integrado no Projeto TheoFrameAccountability, no ISCA-UA, responsável pelo desenvolvimento e gestão da plataforma tecnológica.